terça-feira, 20 de novembro de 2012

Yoga Massagem Ayurvédica




A Yoga  Massagem  Ayurvédica  é uma técnica criada e desenvolvida pela indiana Kusum Modak, unindo o conhecimentos da tradicional massagem ayurvédica com a filosofia do Yoga Iyengar, resultando em um trabalho eficiente e muito prazeroso.

Essa massagem é realizada no chão e se caracteriza pela mistura de toques lentos e profundos e deslizamentos realizados com óleo vegetal, óleos essenciais e pó de cálamo, com manobras de alongamentos e trações baseadas no Yoga. Trabalha todas as partes do corpo  realinhando a estrutura ósseo-muscular, aliviando tensões (mesmo as crônicas).

Considerada por especialistas de diversas partes do mundo uma das mais completas técnicas de massagem a YMA trabalha músculos, articulações, circulação sanguínea, atua sobre a respiração e energia vital trazendo equilíbrio e bem estar. A pessoa vai se sentindo a cada instante mais relaxada, sentindo sua energia circular pelo corpo livremente.

Este trabalho dissolve bloqueios físicos e emocionais, elimina toxinas, promove correções posturais e mudanças nos padrões respiratórios, fortalece o sistema imunológico, rejuvenesce a pele,  reduz o estresse e a depressão, trazendo espontaneidade nos movimentos, melhorando a disposição e a vitalidade. É indicada também para tratamento de insônia, artrite, reumatismo, fibromialgia, dores de cabeça, entre outros.

Em âmbito mental e espiritual a YMA ativa e realinha os centros de energia do organismo. Possibilita também um processo de autoconhecimento e auto-aceitação, trazendo a cura para o corpo e para a  alma.

A massagem em si e as propriedades dos óleos essenciais auxilia no equilíbrio dos três Doshas, ou humores. Segundo a  Ayurveda são fontes de energia vital e determinantes para a saúde como um todo.

A Yoga Massagem Ayurvédica é muito mais que uma massagem relaxante, é um tratamento, no qual desde a primeira sessão se percebem seus efeitos benéficos.

"Pouco a pouco o corpo vai se abrindo como uma flor, pétala por pétala. E dessa forma, livre das pressões internas e externas por meio de uma completa interação entre corpo e mente, vão ocorrendo as mudanças físicas e psicológicas" - Kusum Modak

Fonte: Tradicional Ayurvédica Yoga Massagem



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Reflexologia Podal


Quem não guarda em sua memória a imagem da mãe ou avó fazendo um escalda pés para aliviar o cansaço? Longe de ser uma crendice popular, a receita caseira funciona mesmo. Já é possível encontrar em clínicas de estéticas e relaxamento a técnica, que hoje aliada a Reflexologia Podal ou Massagem Oriental dos Pés alivia o estresse e traz inúmeros benefícios ao equilíbrio do organismo.

A reflexologia trata-se da arte de curar através do toque nos pés, seguindo o princípio de que todos os órgãos do corpo, inclusive o cérebro, estão conectados através de canais de energia ativadas em pontos em nossos pés. Portanto, quando nossos pés estão cansados, assim está nossa mente e corpo.

São supostamente 70 mil terminações nervosas e meridianos em nosso pés. Aplicando pressão ou calor nestes terminais nervosos ocorre um estímulo reflexo de um órgão do corpo no Sistema Nervoso Central (SNC), que imediatamente inicia uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado.
O SNC passa a dar uma atenção extra a este órgão ou sistema, ativando ou diminuindo a atividade atual do mesmo. No sistema digestivo, por exemplo, a Reflexologia é eficaz no combate a várias doenças, como úlcera, gastrite, azia, prisão de ventre, má digestão, hepatite, icterícia, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, artrite, gota, hérnia-de-hiato, doença de Crohn, diarreias e hemorroidas.

Também é eficaz para o tratamento de infecções, como asma brônquica  bronquite, enfisema, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, resfriados, tosse e pneumonia. Além disso, ainda apresenta excelentes resultados nos tratamentos da dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, câimbras e reumatismo.

O intervalo entre cada sessão de tratamento deve ser de sete dias. São recomendadas pelo menos dez sessões. “É muito importante o contato do terapeuta com o paciente. É nessa conversa inicial que serão detectados os problemas e definidos os pontos de aplicação”.

Fonte - MBPress

Os efeitos positivos da massagem em idosos



Com o avançar da idade existem certas mudanças inevitáveis no organismo humano, as causas e as conseqüências destas mudanças e muitos de nós observamos com atenção o evoluir de vários sinais de envelhecimento. Variados e de grau diferente em intensidade os muitos problemas musculoesqueléticos relacionados com o envelhecimento, podem ser, desde as dores e afecções artríticas de pouca gravidade, a osteoporose e fraturas.


A massagem para os idosos proporciona todos os benefícios já conhecidos pelos mais jovens, em particular a massagem para os idosos é ainda mais eficaz devido aos desafios tanto emocionais quanto físicos que os idosos experimentam com a terapia.


A grande maioria dos idosos é sedentário, muitas vezes por dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios. Porém, a massagem suave, mas estimulante, traz alguns dos resultados que seriam conseguidos através somente de atividades físicas.


Estudos confirmam que o contato social é um componente chave da saúde e felicidade da melhor idade. O isolamento é um poderoso fator de risco para aqueles que já têm a saúde comprometida. O contato periódico entre o massoterapeuta e o paciente, pode ser parte significativa desta rede de necessidades que o idoso necessita. O idoso sabe que pelo menos uma vez por semana ele ou ela receberá atenção totalmente focalizada ao seu cuidado individual, ele se sentirá único e valorizado.

O profissional massoterapeuta deve ter um interesse verdadeiro na vida dos pacientes idosos, participar do restabelecimento de deficiências físicas e desta forma ser convidado a ingressar no mundo dos idosos, tratando-os com dignidade, não importando suas excentricidades ou circunstâncias. E principalmente proporcionar a eles todos os benefícios de uma massagem.





Não se pode esquecer que com a idade advêm mudanças fisiológicas que atrapalham o idoso em sua rotina, reduzindo a sua autonomia e conseqüentemente a sua qualidade de vida. Que alterações são essas?


- Redução dos reflexos;
- Perda de massa muscular e diminuição de contração muscular;
- Depressão;
- Sensação de abandono e rejeição;
- Pouca motivação;
- Imobilidade forçada;
- Carência de apoio social;
- Perda da atividade motora;
- Perda da capacidade de assegurar os seus cuidados básicos;
- Incontinência urinária e/ou fecal;
- Alterações metabólicas (osteoporose, desequilíbrio eletrolítico).

E o que a massagem pode proporcionar para a melhor idade?

- redução do estresse;

- relaxamento;

- alívio de dores musculares;

- auxílio na circulação sanguínea;

- contato social;

- melhora no sono;

- aumento da amplitude da mobilidade articular;

- bem estar.

Na vertente profissional há os recursos técnicos que oferecem benefícios muitas vezes espetaculares. Os tipos de massagem mais usuais são:

- A drenagem linfática: pode aliviar dores ocasionadas por edemas nos membros inferiores.
- A massagem de ativação circulatória: pode reduzir as dificuldades da circulação de retorno.
- A massagem de relaxamento: auxilia nas dores musculares, proporcionando ao idoso momentos de melhor disposição física e psicológica.


O massoterapeuta ou fisioterapeuta, conforme os casos que se apresentem, poderá sugerir algumas atividades, exercícios físicos e uma alimentação equilibrada que irá auxiliar o paciente a ter uma melhor qualidade de vida. 

Os resultados positivos de uma massagem comprovam que o contato direto do profissional com o paciente vai muito além das necessidades físicas e sim, das psicológicas. O bem estar e auto-estima do paciente aumentam, conseqüentemente ele se sente muito melhor com os cuidados a atenção que recebeu. E portanto, mente saudável corpo saudável.


Fonte: American Massage Therapy Association (AMTA).