segunda-feira, 29 de abril de 2013

Hot Stones - Massagem com Pedras Quentes


Utilizando a energia que vem da natureza, a terapia das pedras quentes permite realizar massagens profundas sem que o paciente sinta qualquer dor. Nesse processo, equilibra os chakras e estimula a saúde do corpo e da mente. Vale a pena conhecer! 


Quando os medicamentos não fazem mais efeito, as dores não dão trégua e o estresse já se tornou elemento cotidiano, talvez seja hora de olhar para o chão: a solução pode estar aos seus pés. Com inúmeras funções terapêuticas, as pedras são instrumento fundamental para a chamada terapia das pedras quentes. Posicionados sobre os chakras, os minerais atuam diretamente no sistema nervoso central, estabelecendo uma comunicação entre a mente e o ambiente externo. 

Em altas temperaturas, as pedras – que podem ser vulcânicas, plutônicas ou sedimentares – emanam uma energia vital capaz de melhorar o nível energético de uma pessoa. Ao aquecer os músculos do corpo, a massagem promove a vasodilatação e o relaxamento, aliviando tensões, cólicas e dores musculares. Outro benefício da técnica é a melhora do fluxo de água no organismo e o regulamento do metabolismo, o que pode atuar no combate ao mau funcionamento de órgãos vitais. 

Durante o tratamento, a temperatura das pedras é adaptada de acordo com as necessidades de cada paciente. A duração do tratamento também depende muito da necessidade de cada pessoa, mas é recomendável que se faça ao menos duas sessões (que duram uma hora, em média), para que o corpo possa absorver a energia e manter seu equilíbrio. 
De um modo geral, a terapia das pedras quentes tem como objetivo equilibrar o fluxo energético de todo o organismo, proporcionando uma sensação revigorante, que gera alívio, calma e serenidade. 


Benefícios 
- Controle do stress, ansiedade, irritabilidade e depressão; 
- Alivio de dores em geral, principalmente ombros, lombar e ciático; 
- Melhora na circulação sanguínea; 
- Melhora de digestão e respiração; 
- Diminui a retenção de líquidos; 
- Melhora na mobilidade das articulações; 
- Trata a insônia, levando o cliente a dormir melhor; 
- Mais energia e disposição depois de realizada a massagem; 
- Liberação de emoções reprimidas; 
- Sensação de alegria e bem estar. 






quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os 7 Benefícios do Riso


1 - Um estudo recente publicado no Geriatrics and Gerontology International, investigadores descobriram que a terapia do riso reduziu a depressão nos pacientes idosos que foram analisados. 


2 - O mesmo estudo também revela que o riso melhora a qualidade do sono e reduz as insônias. 

3 - O riso pode reduzir as dores até mais de 45 minutos. Num estudo publicado no jornal Espanhol Revista de Enfermeria, investigadores descobriram que o riso reduz as dores crônicas do sistema músculo-esquelético.

4 - Segundo a Medicina Chinesa, rir regularmente estimula a circulação sanguínea, desbloqueia o fígado e o coração. 

5 - De acordo com especialista, rir com outras pessoas ajuda a crias laços mais profundos com elas.

6 - Está provado que rir alivia o stress, ajudando a reduzir o cortisol induzido. Quando a resposta ao stress se torna crônica, pode manifestar-se o aumento da gordura e desgaste das glândulas supra-renais.

7 - Rir fortalece o sistema imunitário evitando infecções. Se está a lutar contra uma constipação, gripe ou até mesmo um cancro, o riso é uma grande ajuda para a sua cura.


Fonte: www.terapeutas.org.br

domingo, 21 de abril de 2013

Conheça a energia benéfica dos chacras


O que são chacras?
Os chacras são centros de energia que nutrem nosso corpo e estão ligados ao organismo. Essa palavra é de origem sânscrita e significa 'roda, círculo'. Os chacras se parecem com discos, ou seja, vértices redondos e brilhantes que giram em alta velocidade. Localizando desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. 

Quantos chacras existem?
São sete chacras que fazem parte da nossa anatomia invisível, exercendo uma função sutil no sistema nervoso e endócrino do corpo físico. Outras fontes informam que podem existir mais de 72 mil chacras.

Como atuam?
Quando os chacras estão harmonizados, as correntes da vida fluem com mais vigor através das estruturas etéreas, influenciando beneficamente os órgãos físicos. Assim, as emoções tornam-se mais intensificadas, as atitudes mais otimistas, além de obter mais autoconfiança e amor-próprio.

Como harmonizar os chacras e a energia ?
O primeiro passo para a harmonia dos chacras é estar bem fisicamente. O segundo é dar atenção à sua dieta alimentar, evitando a ingestão de carne vermelha, dando preferência à carne branca. O terceiro é procurar estar sempre em movimento, e evitar ficar ocioso. Os outros passos se referem aos estudos, aos pensamentos harmônicos e consequentemente às boas atitudes. Também pode ser feito o exercício pelos mudras (gestos) que estão relacionados a cada chacra ou da meditação na qual você visualizaria uma luz em cada chacra e mentalizaria palavras de positivismo e amor.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Alongamentos


Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sangüínea, além de causar desconfortos e até dores.

Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.

Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.


Dicas para Alongamentos


  1. Se for inseguro para realizá-los procure um professor de educação física nível superior ou uma boa academia. 
  2. Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;
  3. Alongue-se até sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios;
  4. Mantenha o alongamento de 10-60 segundos por articulação. Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar);
  5. Faça um pré-aquecimento (pode ser uma pequena caminhada ou uma pedalada de 5-10 min antes de realizá-los ou após uma sessão de massagem. Os melhores resultados ocorrem quando eles estão mais estimulados, fazendo também no resfriamento após os exercícios. 
  6. Mantenha uma regularidade de 3-5 vezes por semana a fim de obter bons resultados no ganho de flexibilidade.



Objetivos do Alongamento
  • Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes à esta articulação;
  • Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares.
  • Facilitar o relaxamento muscular;
  • Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;
  • Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).
Fonte: www.alongamentos.com