sábado, 9 de junho de 2012

Lavanda...

Todos sabem que a lavanda, além de ter um aroma maravilhoso, serve também para acalmar, relaxar... Na verdade a lavanda com seu aroma floral e refrescante possui muitas características que podem nos auxiliar. Plano Físico: sempre indicada para qualquer problema nervoso, dores em geral (TPM, dores de cabeça, de ouvido), problemas respiratórios,pressão alta, má digestão. A lavanda possui efeito analgésico, antifungicida, antodepressivo, antiviral, sedativo.
PELE: um ótimo adstringente, ajuda a equilibrar a oleosidade, regenerador celular e combate a dermatite,acne, psoríase e picada de inseto.
CABELO: ótimo tônico capilar. Bom para caspa e queda
Plano Emocional: tranquiliza e acalma a mente e o coração. Elimina o stress, a ansiedade e intolerância. Ajuda no combate da depressão e da insônia. O óleo de lavanda é útil para dissolver os bloqueios, angústias e traumas.

Plano Espiritual: promove a purificação astral, restabelece a auto confiança e a renovação.

Fonte: Dicas Terapêuticas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Massagem relaxante para manter seu equilíbrio!


Ultimamente você se sente cansada, precisando aliviar a tensão e o estresse? Está precisando de um apoio para enfrentar dias mais complicados, problemas, uma daquelas fases difíceis que a gente não vê a hora de superar? Quem sabe você deva considerar a possibilidade de utilizar uma massagem a seu favor para encontrar um pouco de equilíbrio e manter a saúde, apesar de todas as dificuldades. Hoje vamos falar um pouquinho sobre a Massagem Relaxante e o que ela pode fazer por você. Vamos lá?
Objetivo e indicações da Massagem Relaxante
Esta massagem é uma técnica que utiliza movimentos ritmadoscontínuos, que atuam principalmente com o objetivo de gerar relaxamento e combater o estresse. É ótima para pessoas que estão passando por dificuldades ou que se sentemangustiadas. Também pode ser utilizada em casos de insônia ou por pessoas que acordam com a sensação de cansaço e por atletas, antes das competições, para relaxar os músculos ou para aliviar as dores a seguir.
Quais são seus efeitos?
 A Massagem Relaxante atua em todos os sistemas do corpo. Ela acalma a mente e gera benefícios físicos e psicológicos:
  • Abaixa o ritmo cardíaco e a respiração melhora e fica mais profunda;
  • A pressão sanguínea normaliza;
  • O intestino funciona melhor;
  • Gera bem estar, mais vigor e vontade.
  • É altamente terapêutica e beneficia a flexibilidade, alivia a rigidez muscular;
  • Promove disposição para enfrentar o estresse do dia a dia;
  • Aumenta o fluxo de nutrientes e gera aumento da circulação.
  • Remove substâncias tóxicas das células prejudiciais ao organismo;
  • Aliviar a dor e facilita a atividade muscular. (Os músculos tensos e doloridos relaxam;
  • Gera um efeito sedativo, que pode aliviar a dor e o espasmo muscular.
  • Aumenta a flexibilidade e a elasticidade;
  • Diminui  a ansiedade e a irritabilidade;
  • Estimula a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento. (Um deles é ocitocina, que diminui o estresse, combate o medo e melhora relacionamentos;
  • Através da mensagem relaxante, atua melhorando a qualidade do sono, combate a insônia;
  • Gera maior de energia e melhora a concentração;
  • Reduz da sensação de fadiga.
Existem contra indicações?

De um modo geral, não se recomenda massagem para doentes com febre, com doenças infecciosas, crises de flebite, pois a situação pode piorar. Os doentes deosteoporose também devem evitar terapias e técnicas de massagens dos tecidos profundos, pois os batimentos vigorosos podem causar fraturas. Os doentes diabéticos e cardiopáticos devem ser aconselhados pelo médico antes de fazerem qualquer terapia com massagens. E em qualquer outro caso, na dúvida, sempre é recomendável ter a autorização do médico responsável.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a massagem relaxante, vai perguntar qual é a freqüência ideal para sentir os bons resultados. É claro que cada caso é um caso. Mas já na primeira aplicação você se sente mais leve, mais disposta. O ideal é realizar uma vez por semana, pois desta forma o seu corpo guarda a memória do relaxamento (bem estar). Se você adora receber massagens com óleos, experimente a Massagem Relaxante: é uma ótima dica.
E para concluir,  esta massagem é uma forma gostosa de buscar saúdebem estar e para ajudar a manter o seu equilíbrio corpo, mente e espírito, diante das inevitáveis tempestades da vida, do corre-corre,  repondo suas energias e devolvendo a sua disposição. Afinal, o importante é manter a calma e procurar se cuidar sempre!

Fonte: Buddha Spa (Marcia Higa)



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Drenagem Linfática


É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas. A drenagem linfática pode ser aplicada de forma manual ou por meio de uma modalidade recente, a eletroestimulação. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa, muita gente acha que a Drenagem Linfática é dolorida.

Muitas pessoas acham e perguntam: tem que doer para funcionar?
Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, a massagista não aplica muita pressão, já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto.

A idéia é essa técnica seja inclusive relaxante, trazendo o bem-estar, o que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis.

Muitas pessoas também pensam e perguntam: A Drenagem Linfática deixa a gente roxa?
Não, não se deve deixar roxa não, especialistas da área enfatizam que não, caso surjam hematomas significa que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos, como já foi dito, a Drenagem Linfática verdadeira é “suave”.

É possível que a Drenagem Linfática profunda seja capaz de modelar o corpo?
Não, a maioria dos especialistas afirmam que a Drenagem Linfática não pode ser chamada de profunda. Drenagem linfática é um estímulo externo do trabalho natural da linfa, e só existe uma maneira de aplicá-la: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Muitas pessoas confundem drenagem linfática com massagem clássica modeladora, essa sim é executada com maior pressão, para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada, e pode deixar o corpo “roxo” com hematomas.


Mas ela funciona sozinha?

Em muitos dos tratamentos sim, depende do que se pretende e se espera do tratamento, para reduzir a retenção de líquidos e favorecer a eliminação das toxinas, a Drenagem Linfática oferece ótimos resultados, para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma-se utilizar o ultra-som, que produz ondas eletromagnéticas para facilitar a dissolução de nódulos e gordura.

Como a Drenagem Linfática pode combater a celulite?
Segundo especialistas a celulite é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam à má oxigenação dos tecidos, sem a devida nutrição ele endurece até formar os nódulos. A Drenagem atua justamente ai, quebrando esse ciclo e eliminando a retenção de líquidos.

As Principais Cadeias de Linfonodos.


   
  

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Escalda pés: energia renovada.

Terapia do escalda-pés está na lista dos mimos que fazem a diferença para renovar as energias, promover a auto-estima e ainda curar uma dor!
Nossos pés merecem cuidados especiais para manter a saúde, o bem-estar, bom humor e a boa aparência. Os pés, responsáveis por nosso caminhar, nem sempre recebem a atenção necessária e acabam sendo esquecidos. Aliás, se observarmos bem, há dias que nem prestamos atenção a partir dos joelhos para baixo. Isso ocorre por que há uma tendência natural em mantermos o excesso de energia yang  concentrada na cabeça. E,  segundo a medicina tradicional chinesa baseada na polaridade yin e yang, o escalda-pés auxilia a distribuir essa energia yang (na cabeça) para a extremidade fria os pés (energia yin). Esse equilíbrio energético funciona muito bem quando se está literalmente de cabeça quente!

O escalda-pés é tratamento muito antigo, utilizado pelas nossas avós. Seu principal objetivo era aquecer os pés e tirar a friagem após uma caminhada pela neve, exposição na chuva, nas gripes e dores articulares. É importante não levar a expressão “escalda-pés” ao pé da letra! Na planta dos pés existem pontos que podem ser afetados e o uso de água quente ou fria em demasia não é recomendável.
Sempre que possível se entregue às delícias de receber os cuidados de um profissional especializado na região dos pés, pois de quebra, você ainda pode relaxar numa confortável cadeira reclinável, tomar um chá e finalizar com uma massagem como a reflexologia!
ESCALDA PÉS RELAXANTE
Temperatura adequada:  37ºC (verão) a  38ºC (inverno). Importante: verifique a temperatura da água com o auxílio de um termômetro, evitando queimaduras e respeite a sensibilidade da sua pele. Use uma bacia funda ou balde largo para que seus pés fiquem confortáveis. 
Material:
- 1 colher de sal grosso
- 5 saches de chá de camomila
- 3 rodelas de limão
- 10 gotas de extrato de própolis (se tiver) ou óleo e essência de sua preferência
- 1 jarra com água bem quente se desejar intensificar o tempo.
- 1 jarra com água fria.
- 1 escova para uso corporal com cerdas macias e firmes.
- 1 toalha macia
- Creme hidratante especial para os pés.
- Um par de meias de algodão.
Como fazer:
Deixe o ambiente preparado para facilitar a terapia. Tenha todos os ingredientes a mão, a chaleira com a água quente e a jarra com a água fria.  
Inicie escovando a seco as pernas a partir dos joelhos até os dedos dos pés. A escovação a seco elimina as células mortas, as toxinas e ativa a circulação.
Verifique a temperatura e coloque todos os ingredientes.  Mergulhe os pés com cuidado e relaxe de 15 a 20 minutos. De quando em quando, adicione mais água quente. Aproveite para  escovar também às unhas para limpeza.
Com auxílio de um recipiente pequeno, despeje um pouco da água quente da bacia a partir dos joelhos. E deixe agir por 20 minutos.
Termine jogando a água fria a partir dos joelhos. Seque bem os pés, dedos e unhas. Massageie os pés com um creme hidratante apropriado para a região. Vista as meias e deite-se.
Comentários importantes:
  • Sal grosso são anti-sépticos e excelentes para eliminar dores e relaxar. 
  • extrato de própolis é anti-séptico, fungicida e anti-inflamatório.
  • camomila é relaxante, alivia dores e também é antiinflamatória.
  • O  limão possui ação clareadora de manchas e atuará nas manchas que são causadas pelos calçados.

A ação da água fria cria uma ação inversa após a água quente e vai aquecer e relaxar os pés.
Dica: Caso queira apenas renovar as energias, reparar as dores nos pés e pernas para depois ir a uma festa, faça o seguinte:
- Depois de jogar a água fria, jogue mais um pouco de água quente (limpa) e irá refrescar os pés e energizar!
PRECAUÇÕES:
- Para crianças o pedilúvio é indicado para casos de friagem e colocar apenas 1 colher de chá de sal marinho.
- Para peles sensíveis diminuir a temperatura.

- Para gestantes usar a temperatura de 36 a 37ºC.

- A temperatura superior a 37ºC  é  contra-indicada para crianças, hipertensão, hipotensão, diabetes, problemas cardíacos e peles altamente sensíveis.

Fonte: Buddha Spa  Por: Sylvia de Seganttini

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Os Benefícios do Sal Grosso



O poder do sal grosso no banho são muitos, desde estético até medicinal.

Muito antes de cristo o uso do banho de mar para cura era sistemático na China e em seguida em outros lugares no mundo.

Hipócrates incentivou curadores de fazer uso de água salgada para curar várias doenças imergindo seus pacientes em mar água.
O banho de sal tem muitos efeitos sobre os músculos e o sistema nervoso, assim agindo para combater o stress, e aliviando tensões.
Sódio auxilia na eliminação das toxinas do organismo e age como o brometo de um relaxante muscular natural, que faz com que seja benéfico para quem sofre de artrite.
Os sais podem alterar o equilíbrio osmótico da água, e o sulfato de magnésio pode ser absorvido através da pele, causando um efeito anti-inflamatório.
Outro efeito é o de eliminar a energia negativa que acumulamos no dia a dia, e talvez este seja o mais aplicado na utilização do sal grosso no banho. O banho mais eficaz para a energia do corpo é o simples banho de mar, mas nem sempre esta ao alcance de todos.

Modo de tomar o banho de sal grosso:
Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água da ducha. Uma opção que agrada muitas pessoas, é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha.
Não é aconselhável banhos freqüentes, pois o sal tira toda energia do seu corpo, tanto a negativa quanto a positiva, e caso necessite de vários banhos, seria bom repor estas energias com massagens de óleos aromáticos, meditação com velas e incensos, fazer algo de muita felicidade pessoal e lógico que muito pensamento positivo e feliz.

Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso:      
Fisiológico
· Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus
· Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde
· Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades
· Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações
· Ajuda a aliviar artrite e reumatismo
· Ajuda a aliviar a dor lombar crônica
Benefícios estético
· Tira as impurezas da pele
· Alivia irritações da pele como psoríase / eczema
· Alivia comichão, ardor e picadas
· Suaviza e amacia a pele
· Incentiva a pele se renovar
· Ajuda a curar as cicatrizes
· Restaura o equilíbrio a umidade da pele
Ocupacional 
· Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna
· Alivia a tensão nas mãos e punhos
· Ajuda a aliviar lesões no desporto
Psico-física 
· Proporciona um relaxamento profundo
· Ajuda a aliviar o estresse e tensão
· Restfulness Promove

Fonte: Magia Zen



O Poder da Massagem


O ser humano é um ser social e precisa, entre vários fatores para se relacionar, de toque. Ao tocarmos uma pessoa transferimos e recebemos nossas energias. Quando duas pessoas, de qualquer cultura, se encontram, se tocam e esse toque vai desde um aperto de mão, um abraço, beijinhos ou simples "tapinhas" nas costas. Muita gente não sabe o valor de um bom abraço. É uma necessidade dos seres vivos. Os animais também se tocam e isso faz parte do desenvolvimento motor. Observemos os filhotes, sejam de cães, gatos e etc. Eles rolam, brincam, ensaiam defesas e aguçam instintos. Nas culturas Orientais a massagem faz parte do cotidiano e dos tratamentos médicos sendo beneficiadas pessoas de todas as idades. Na nossa cultura infelizmente, durante muito tempo a imagem foi distorcida ficando restrita aos esportes. De uns anos para cá, principalmente quando passamos a conviver com o estresse globalizado, as pessoas estão descobrindo o valor dos diversos segmentos das massagens: sueca, shiatsu, reflexologia e etc.

Comunicam pelos sentidos incluindo o tato, o toque. Esse é o fundamento da massagem que todos nós sentimos necessidade. Experimentos clínicos mostram a diferença de reação à doença quando enfermos são tocados pelos profissionais de saúde. Um simples gesto de acariciar a cabeça de um enfermo já é suficiente para, pelo menos, momentaneamente a pessoa se sentir confortada. 

Entre as terapias de toque, três são as mais conhecidas: a massagem propriamente dita, o shiatsu e a reflexologia. A primeira, é a mais fácil porque parte do princípio do ato amigo de afagos que fazemos com os nossos filhos ou animais de estimação demonstrando amizade. É apenas uma evolução trabalhando-se principalmente de forma consciente os grandes grupos musculares relaxando e aliviando as dores originadas no estresse do dia ou mesmo da prática esportiva. No esporte a massagem é bem mais conhecida principalmente no futebol e usada como parte do aquecimento dos jogadores e ou depois das partidas para aliviar as tensões. Podem ser usados os métodos do alisamento ou amassamento dependendo se o objetivo for o de atingir só a circulação periférica ou camadas mais profundas da musculatura.


Felizmente, outra aplicação da massagem que vem ganhando espaço é nas empresas preocupadas com a Qualidade de Vida dos empregados disponibilizando esse serviço durante o expediente a fim de aliviar o estresse.
O ponto de partida da massagem é a empatia do terapeuta. Deve antes de tudo ser uma pessoa pronta a ajudar o cliente transferindo confiança e energia positiva assim como deveria ser todo profissional de saúde. A massagem não terá nenhum valor se o terapeuta não se colocar no lugar do cliente. Como eu gostaria de estar recebendo essa massagem agora? 

A arte de curar através das mãos não é nova. No início do século V a.C. Hipócrates, considerado pai da Medicina, em suas escritas deixou claro que o médico precisa ter muitos conhecimentos, entre eles o da massagem. Hoje a Medicina moderna trabalha com especialistas em cardiologia, ortopedia e etc. Entretanto, só não dá, de sã consciência, para negar o valor da massagem como coadjuvante no tratamento médico aliviando as tensões. 

Vários povos da antiguidade, sempre de uma forma ou de outra foram adeptos à massagem especialmente os romanos. Entretanto, durante a Idade Média, depois da queda do império romano, houve uma regressão das coisas do corpo, da própria educação física em função da ascensão do cristianismo onde o culto ao corpo era um verdadeiro pecado, também chamado por alguns autores de "Idade das Trevas".

O texto foi retirado do site da Corporal Clínica de Massoterapia - O Poder das Mãos - Goiânia/Br 

domingo, 3 de junho de 2012

O Poder do Toque...


Tocar é trocar, é alquimia, é magia de amor, de entrega, é transformação, tanto de quem toca como de quem é tocado. É uma experiência única e especial para quem toca não só com as mãos mas com a alma também, tocando assim corpo-alma-espírito do outro ser.

Ao tocarmos o corpo durante a massagem este é Sagrado para nós e o fazemos de nossa dimensão Sagrada. Para acessarmos o Sagrado interno, saímos da mente e entramos no coração, num processo de centramento e respiração profunda. É um fazer meditativo onde esse estado de paz interna e atenção integral no outro permite que aos poucos ele se abra, vá relaxando, soltando suas tensões se centrando também, respirando, sentindo... aí está a magia do toque.

Por: Denise Schinetzky