domingo, 8 de setembro de 2013

THAI YOGA MASSAGE (massagem tailandesa)


A respiração no seu ritmo natural conduz os movimentos, alongamentos e toques numa dança contínua, desde os pés até a cabeça. Esta técnica harmoniza corpo e mente através de movimentos rítmicos e alongamentos gradativos que, pela persistência suave, sem forçar nem gerar dor ou contração, acalmam o sistema nervoso, abrem espaço e dão expansão ao movimento das articulações, aliviando dores e tensões. A acupressura, que segue as linhas dos meridianos Sen, estimula as funções orgânicas e a circulação da energia vital, equilibrando os centros energéticos. Uma consciente integração entre as duas partes - quem aplica e quem recebe - faz com que os movimentos da Thai se pareçam com uma dança harmoniosa, compondo uma mandala viva em movimento.


Características desta arte milenar 
Influências do Yoga (alongamentos) e do Tai Chi (ritmo balanceado e lento) proporcionam a criação de uma atmosfera meditativa elevando o potencial da cura ou benefícios da massagem.  O ritmo provoca um relaxamento muito profundo, operando diretamente sobre o sistema nervoso, acalmando a mente e colocando-a em alinhamento com a sabedoria interna que governa a vida. Isto potencializa todos os benefícios proporcionados pela aplicação da técnica em si: os alongamentos são feitos de maneira suave, respeitando os limites que vão sendo gradualmente ampliados em cada manobra. Aliados à estimulação das linhas de energia, contribuem para a desobstrução de bloqueios energéticos, para a liberação do fluxo sanguíneo, para o aprofundamento da respiração, despertando assim o trabalho do curador interno Corpo e mente se harmonizam através de suaves balanços e do toque acolhedor.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cansaço também é doença

O cansaço sem fim muitas vezes não é provocado por excesso de trabalho ou estresse nas alturas. Em certos casos, ele pode ser sinal de alguma pane no organismo. A fadiga, aquele cansaço interminável e persistente que dá a sensação de que qualquer atividade cotidiana exige um esforço sobre-humano para ser realizada.

O problema pode ser, sem dúvida, um reflexo da vida moderna. Afinal, passar horas no trânsito todos os dias, trabalhar demais e viver naquele estresse constante acaba levando ao esgotamento do corpo e da mente. Porém, existem outros casos em que a fadiga pode ser consequência de uma noite mal dormida ou, mais grave ainda, sintoma de uma doença. “Muitas vezes, os pacientes se queixam de falta de energia. Mas trata-se de uma expressão muito vaga, capaz de indicar desde sonolência até depressão”, analisa o neurologista Israel Roitman, especialista em medicina do sono do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

O fato é que a canseira exacerbada tem origem de fato no cérebro. Ele envia a todo momento impulsos elétricos para o corpo, e esses impulsos, ao chegarem aos músculos, sofrem reações químicas, resultando em energia mecânica — ou seja, nos movimentos. “A fadiga é fruto de um desequilíbrio, ou seja, quando não há harmonia entre esses estímulos”, afirma Cláudio Pavanelli, fisiologista do Flamengo, no Rio de Janeiro.

É claro que ninguém está fadado a viver lutando para manter o pique em alta. Algumas mudanças no estilo de vida já ajudam a repor o gás total. Além disso, entender as causas do esgotamento é primordial para domá-lo, principalmente nos casos em que ele vem de enfermidades. Por isso, nada de desanimar: o importante é se mexer e recarregar as baterias.

A síndrome da fadiga crônica Quando o cansaço persiste por meses a fio e não tem causa definida, ele pode ganhar essa alcunha. Apesar de não ter sido completamente desvendada, os pesquisadores acreditam que a síndrome da fadiga crônica decorre de infecções e doenças autoimunes. Para contorná-la, exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis são essenciais.



Fonte: http://www.lapinha.com.br

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Massagens aquecidas para o inverno

Agora que chegamos na estação do inverno dá aquela preguiça de tirar a roupa para fazer massagem, não é verdade? Mas você não precisa deixar de fazer massagem por esse motivo, experimente várias técnicas de massagem aquecida, que além de relaxar o corpo e a mente, alivia aquelas dores musculares causadas pela tensão do inverno. Cada uma proporciona um bem estar diferenciado, conheça cada uma:




A massagem relaxante com óleo aquecido é a pedida para os dias de temperaturas mais baixas. O tratamento, que utiliza óleos vegetais e aromaterapia, alivia o estresse e ajuda a relaxar.  







Bastante conhecida, a massagem Hot Stones, com pedras quentes, é outra opção. A técnica consiste na aplicação de pedras aquecidas ao longo do corpo, que liberam emoções bloqueadas e desencadeiam processos de cura física. A massagem elimina a sensação de cansaço, diminui inflamações e alivia a TPM.




Já a massagem ayurvédica, feita com óleos que aquecem o corpo, atua sobre a circulação sanguínea e a respiração. Trabalha cadeias musculares e articulações de todo o corpo, mesclando toques suaves e profundos com movimentos (alongamentos) de yoga.








Candle Massage -  Ainda pouco conhecida no Brasil, esta técnica americana que utiliza velas derretidas promete melhorar a hidratação e nutrição da pele, além de aliviar tensões musculares e sintomas de ansiedade e irritação.



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Massagem no inverno, por que receber?

O friozinho do inverno não precisa ser desculpa para deixar de pensar no bem-estar. Massagens com ingredientes ou apetrechos quentinhos tornam o ato de renovar as energias e deixar a tensão de lado algo mais gostoso ainda de se tratar no inverno.

A massagem ajuda e estimula a circulação sanguínea e os músculos, desobstruindo o fluxo de energia e liberando toxinas presas aos músculos e tecidos. A massagem aumenta a vitalidade e retarda o envelhecimento, pois fortalece o sistema imunológico, trazendo,benefícios no caso de gripes e resfriados, já que nessa época do ano estamos mais vulneráveis a eles.

Os toques profundos proporcionam alívio de dores e tensões. É importante dizer que os efeitos da massagem não se limitam somente ao corpo físico, atua também no mental, emocional e espiritual, trazendo uma série de benefícios.


domingo, 9 de junho de 2013

Namorados: massagem de presente

Aproveite algumas dicas para presentear seu parceiro(a) com uma massagem feita por você:

Tão ou mais empolgante que o presente é a celebração. Um jantar ou programa bacana, algo que aproxime o casal. No quesito intimidade, uma boa ideia para tornar a noite marcante é fazer uma massagem no(a) parceiro(a). 
Claro que, quando o massagista é inexperiente, o resultado não é o de um spa. Mas será que é isso o que se espera? Estimula a intimidade, agrada pela dedicação. O mais legal é o clima, o toque, o carinho.

Aí vai algumas dicas para quem não sabe como fazer uma massagem: use um óleo de massagem ou hidratante e, com as mãos, faça movimentos de deslizamento nas costas, na frente, em pernas, braços, pés e até no rosto. Alterne com movimentos circulares. É preciso tomar alguns cuidados. Quando não há conhecimento técnico é melhor evitar força excessiva - adote pressão de leve e moderada. Não manipule nem tente estalar o pescoço porque pode até deslocar. Você pode massagear a lateral da coluna, mas não em cima. Para criar o clima, deixe a cama aquecida, coloque uma manta, porque a pessoa perde calor. Também aqueça a mão antes de começar (mão gelada acaba com qualquer relaxamento!). Ajuste a luz para penumbra, acenda uma vela, coloque uma música tranquila. Só uma dica: para quem espera um algo mais, não estenda a massagem além de 15 minutos ou o relaxado vai cair no sono.



Fonte: Constança Tatsch/www.destakjornal.com.br

sábado, 1 de junho de 2013

A difícil arte de meditar

nos dias de hoje, escutar o próprio silêncio é uma arte

Em tempos de headphone, com todo mundo plugado em alguma música, escutar o silêncio é uma arte. Tem gente que tenta fazer meditação e desiste na primeira tentativa, dizendo que a mente não parou de falar. Costumo dizer que não se aprende alemão em uma aula. Em uma aula você só vê o tamanho da encrenca. 

A mente é como uma árvore cheia de macaquinhos pulando de galho em galho. Enquanto a gente tenta focar na respiração, pensa no que vai comer no almoço, que roupa usar no casamento da sobrinha, o assunto chato que tem que levar para a reunião de trabalho e em como está desconfortável essa posição. 

E o processo de meditar, ou tentar acalmar a mente, passa por isso. Passa pela percepção de como nosso interior é tagarela e poluído. Em como os pensamentos passam como nuvens no céu e, dependendo da qualidade deles, ficamos felizes, chateados, preocupados, com fome, com raiva. 

Na verdade, tudo o que aparece nessa tela mental é ilusão. São projeções no futuro ou lembranças do passado que não existem no momento presente. Quando tentamos parar ou controlar o pensamento é que nos damos conta de como é difícil! Somos literalmente reféns do que se passa na nossa mente.

O exercício de meditação é esse: observar esses macaquinhos pulando de galho em galho, de assunto em assunto, de emoção em emoção e não se identificar muito com eles, não se deixar levar muito por eles. E com essa prática começar a perceber que, no fundo dessa turbulência, existe um silêncio, uma presença, uma consciência.

Essa percepção acontece, em maior ou menor grau, com a prática do silêncio e da atenção interior. Existem milhões de técnicas para acessar esse estado, é só procurar, se informar e encontrar a sua. E se você me perguntar para que serve meditar, eu te digo que serve para a gente se conhecer, ter mais tranquilidade interior, saber que pode contar consigo mesmo sempre que precisar e para desenvolver todo o nosso potencial como seres humanos.

Fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/patricya-travassos/A-dificil-arte-de-meditar.shtml

segunda-feira, 27 de maio de 2013

COMO DETERIORAR DE UMA FORMA "RELÂMPAGO", O SEU CORPO SENTADO NA CADEIRA!


Faça uma análise sobre os traços em vermelho, a partir da cabeça até os pés:

- O peso da cabeça cede comprimindo os discos cervicais.
- A mandíbula recua apertando-se contra a parte posterior do crânio.
- Os músculos a frente do pescoço comprimem a glote.
- Algumas vertebras cervicais escorregam para trás.
- A cabeça do úmero (extremidade superior do osso do braço esquerdo) fecha-se contra a omoplata.
- O braço esquerdo solto, leva a articulação do cotovelo a uma hiper extensão, forçando os ligamentos.
- O abdômen relaxa e o espaço entre as vertebras se comprimem.
- As vertebras dorso lombares deslisam para traz.
- O quadril escorrega a favor da gravidade, a força dos esfíncteres vai para o "Beleléu".
- O joelho esquerdo em hiper extensão força seus ligamentos posteriores.
- O Tálus, osso do tornozelo se desloca para frente.
- Os dedos do pé esquerdo se elevam como espetos, fechando os espaços entre as falanges dos dedos e os ossos metatarso.
- Circulação, respiração e sensores nervosos adormecem.
- Apos 30 minutos nessa posição, ao se levantar, o corpo esta pronto para pinçamentos e desânimo postural.

Fonte: Ivaldo Bertazzo.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Câimbras



Traiçoeiras e dolorosas, são causadas por diversos fatores. Veja as prevenções orientadas por angiologista

Câimbras são contrações musculares intensas e momentâneas que podem atingir um grupo muscular ou um músculo isolado. Normalmente ocorrem de forma involuntária ou após esforços físicos e, apesar de ser algo bem conhecido da maioria das pessoas, sua causa não é tão simples de ser identificada, afinal vários fatores podem desencadear o processo. 
Segundo o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, as contrações acometem os membros inferiores tornando visíveis os músculos e os tendões contraídos. “A câimbra costuma ser bem dolorida podendo durar alguns minutos. São mais comuns na panturrilha, nos músculos anteriores e posteriores das coxas, dos pés, das mãos, do pescoço e do abdômen”, explica.

Causas
As câimbras musculares podem ser causadas por hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. O angiologista afirma que não existe causa aparente para as fisgadas nos músculos, porém ela pode estar associada a diversas causas como falta de magnésio ou cálcio, gravidez ou atividade física vigorosa. “Se as câimbras surgem esporadicamente durante atividade física intensa, provavelmente foi provocada pelo excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares”, diz o especialista.
O médico acrescenta que as contrações involuntárias também podem ser de origem vascular por meio de isquemia local, neuromuscular ou metabólica por intermédio de intoxicação por cafeína e hipoglicemias. “Alguns medicamentos diuréticos, principalmente a furosemida, donozepil e broncodilatadores também podem desencadear câimbras”, completa.

Causas mais comuns
• Deficiência de sódio, potássio ou magnésio na corrente sanguínea.
• Acumulo de ácido lático ou cetona nos músculos durante o exercício físico.
• Desidratação.
• Doenças metabólicas como Diabetes, Hipotireoidismo, alcoolismo, hipoglicemia.
• Doenças neurológicas como Mal de Parkinson e doença do neurônio motor.
• Varizes.
• Hemodiálise.
• Anemia.
• Cirrose.
• Permanência muito tempo sentado ou deitado em uma posição inadequada.
• Miopatia.
• Uso de medicamentos como diuréticos ou Donepezila, Neistigmina, Ralaxifeno, Salbutamol e Cloridrato de lovastatina, por exemplo.
Para prevenir
• Invista no consumo de alimentos ricos em minerais como banana e água de coco;
• Evite a prática de exercícios físicos após as refeições;
• Realize alongamentos antes e depois da atividade física;
• Hidrate-se corretamente, bebendo cerca de 2 litros de água por dia.


E quanto às câimbras noturnas?
Quem já foi acordado por contrações na panturrilha, nas coxas ou nos pés não precisa entrar em pânico. As câimbras noturnas não estão associadas às doenças graves. Apesar de não existir comprovação, a medicina acredita que esse tipo de câimbra ocorre pela falta de minerais como cálcio, sódio e magnésio. A desidratação também pode ser fator para que ocorra a contração involuntária. “Quem faz muito esforço físico durante o dia pode ter contrações à noite. Por isso, beber dois litros de água é fundamental e bebidas isotônicas também podem ser consumidas por quem pratica esporte, pois é uma forma de repor líquidos e sais minerais perdidos”, ressalta Elwing.
Se a pessoa sofre de câimbra noturna idiopática (sem causa aparente) é recomendado mudar alguns hábitos antes de dormir. “Fazer alongamento de 15 minutos antes de deitar, consumir alimentos ricos em cálcio e magnésio, evitar sedentarismo e manter hidratação podem amenizar câimbras noturnas”, aconselha o Elwing.
Outra opção é o uso de alguns medicamentos com vitamina E, complexo B, verapamil, cloroquina e gabapentina que também podem auxiliar nas contrações em casos específicos. Porém, não podem ser consumidos sem prescrição médica.

O que Fazer na crise de câimbra?
Não se desespere nem fique nervoso. Não adianta. Saiba que a câimbra vai passar. Massageie vigorosamente a região afetada, fazendo bastante fricção para dar calor no local. Se você estiver com muita dor, peça para alguém te ajudar com a massagem.





sábado, 4 de maio de 2013

Ansiedade patológica. Enfrente esse inimigo íntimo



É a ansiedade que consome a energia vital e compromete a qualidade de vida e os relacionamentos, adverte psicóloga Amélia Kassis, diretora da Companhia Zen, uma consultoria de qualidade de vida que promove saúde e bem-estar por meio de técnicas orientais e ocidentais, em São Paulo.


Ansiedade
Mas é a ansiedade que consome a energia vital.  “Esta ansiedade não é aquela natural, quando se espera por algum acontecimento específico, mas sim a patológica, que rouba o sono. Aquela apreensão esmagadora que nos tira o foco e a concentração, e que dá vida própria a pensamentos e sentimentos indesejáveis. Vivemos um estado de irritação crônica por estar sempre alerta e acabamos por não agir, trazendo problemas de relacionamento em todas as áreas”.
Os sintomas desse tipo de ansiedade variam bastante e existem até casos de obesidade e insônia que têm em sua raiz tal patologia. O diagnóstico tem que ser feito por especialista e pelo conjunto de sintomas físicos e emocionais que devem perdurar, no mínimo, por seis meses. “Esses sintomas podem incluir dificuldades para relaxar, dormir e se concentrar, cansaço excessivo, irritabilidade, tensão muscular, boca seca, enjoos, diarreia e taquicardia, entre outros problemas”.

Técnicas de tratamento
Algumas técnicas têm se mostrado eficazes no tratamento da ansiedade, como a psicoterapia, que ajuda “a melhorar a percepção do individuo sobre si mesmo e o mundo, aumentando sua autoestima e desenvolvendo sua capacidade de sentir prazer”. Já o ioga, “também pode ajudar o paciente a reaprender a respirar, aumentando a consciência e o controle de si mesmo”.
Outras sugestões é a “terapia corporal, que aumenta a percepção corporal e redireciona a energia vital, e a massagem, que permite trabalhar em pontos específicos do corpo para equilibrar e administrar conflitos físicos e emocionais”.





segunda-feira, 29 de abril de 2013

Hot Stones - Massagem com Pedras Quentes


Utilizando a energia que vem da natureza, a terapia das pedras quentes permite realizar massagens profundas sem que o paciente sinta qualquer dor. Nesse processo, equilibra os chakras e estimula a saúde do corpo e da mente. Vale a pena conhecer! 


Quando os medicamentos não fazem mais efeito, as dores não dão trégua e o estresse já se tornou elemento cotidiano, talvez seja hora de olhar para o chão: a solução pode estar aos seus pés. Com inúmeras funções terapêuticas, as pedras são instrumento fundamental para a chamada terapia das pedras quentes. Posicionados sobre os chakras, os minerais atuam diretamente no sistema nervoso central, estabelecendo uma comunicação entre a mente e o ambiente externo. 

Em altas temperaturas, as pedras – que podem ser vulcânicas, plutônicas ou sedimentares – emanam uma energia vital capaz de melhorar o nível energético de uma pessoa. Ao aquecer os músculos do corpo, a massagem promove a vasodilatação e o relaxamento, aliviando tensões, cólicas e dores musculares. Outro benefício da técnica é a melhora do fluxo de água no organismo e o regulamento do metabolismo, o que pode atuar no combate ao mau funcionamento de órgãos vitais. 

Durante o tratamento, a temperatura das pedras é adaptada de acordo com as necessidades de cada paciente. A duração do tratamento também depende muito da necessidade de cada pessoa, mas é recomendável que se faça ao menos duas sessões (que duram uma hora, em média), para que o corpo possa absorver a energia e manter seu equilíbrio. 
De um modo geral, a terapia das pedras quentes tem como objetivo equilibrar o fluxo energético de todo o organismo, proporcionando uma sensação revigorante, que gera alívio, calma e serenidade. 


Benefícios 
- Controle do stress, ansiedade, irritabilidade e depressão; 
- Alivio de dores em geral, principalmente ombros, lombar e ciático; 
- Melhora na circulação sanguínea; 
- Melhora de digestão e respiração; 
- Diminui a retenção de líquidos; 
- Melhora na mobilidade das articulações; 
- Trata a insônia, levando o cliente a dormir melhor; 
- Mais energia e disposição depois de realizada a massagem; 
- Liberação de emoções reprimidas; 
- Sensação de alegria e bem estar. 






quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os 7 Benefícios do Riso


1 - Um estudo recente publicado no Geriatrics and Gerontology International, investigadores descobriram que a terapia do riso reduziu a depressão nos pacientes idosos que foram analisados. 


2 - O mesmo estudo também revela que o riso melhora a qualidade do sono e reduz as insônias. 

3 - O riso pode reduzir as dores até mais de 45 minutos. Num estudo publicado no jornal Espanhol Revista de Enfermeria, investigadores descobriram que o riso reduz as dores crônicas do sistema músculo-esquelético.

4 - Segundo a Medicina Chinesa, rir regularmente estimula a circulação sanguínea, desbloqueia o fígado e o coração. 

5 - De acordo com especialista, rir com outras pessoas ajuda a crias laços mais profundos com elas.

6 - Está provado que rir alivia o stress, ajudando a reduzir o cortisol induzido. Quando a resposta ao stress se torna crônica, pode manifestar-se o aumento da gordura e desgaste das glândulas supra-renais.

7 - Rir fortalece o sistema imunitário evitando infecções. Se está a lutar contra uma constipação, gripe ou até mesmo um cancro, o riso é uma grande ajuda para a sua cura.


Fonte: www.terapeutas.org.br

domingo, 21 de abril de 2013

Conheça a energia benéfica dos chacras


O que são chacras?
Os chacras são centros de energia que nutrem nosso corpo e estão ligados ao organismo. Essa palavra é de origem sânscrita e significa 'roda, círculo'. Os chacras se parecem com discos, ou seja, vértices redondos e brilhantes que giram em alta velocidade. Localizando desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. 

Quantos chacras existem?
São sete chacras que fazem parte da nossa anatomia invisível, exercendo uma função sutil no sistema nervoso e endócrino do corpo físico. Outras fontes informam que podem existir mais de 72 mil chacras.

Como atuam?
Quando os chacras estão harmonizados, as correntes da vida fluem com mais vigor através das estruturas etéreas, influenciando beneficamente os órgãos físicos. Assim, as emoções tornam-se mais intensificadas, as atitudes mais otimistas, além de obter mais autoconfiança e amor-próprio.

Como harmonizar os chacras e a energia ?
O primeiro passo para a harmonia dos chacras é estar bem fisicamente. O segundo é dar atenção à sua dieta alimentar, evitando a ingestão de carne vermelha, dando preferência à carne branca. O terceiro é procurar estar sempre em movimento, e evitar ficar ocioso. Os outros passos se referem aos estudos, aos pensamentos harmônicos e consequentemente às boas atitudes. Também pode ser feito o exercício pelos mudras (gestos) que estão relacionados a cada chacra ou da meditação na qual você visualizaria uma luz em cada chacra e mentalizaria palavras de positivismo e amor.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Alongamentos


Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sangüínea, além de causar desconfortos e até dores.

Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.

Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.


Dicas para Alongamentos


  1. Se for inseguro para realizá-los procure um professor de educação física nível superior ou uma boa academia. 
  2. Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;
  3. Alongue-se até sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios;
  4. Mantenha o alongamento de 10-60 segundos por articulação. Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar);
  5. Faça um pré-aquecimento (pode ser uma pequena caminhada ou uma pedalada de 5-10 min antes de realizá-los ou após uma sessão de massagem. Os melhores resultados ocorrem quando eles estão mais estimulados, fazendo também no resfriamento após os exercícios. 
  6. Mantenha uma regularidade de 3-5 vezes por semana a fim de obter bons resultados no ganho de flexibilidade.



Objetivos do Alongamento
  • Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes à esta articulação;
  • Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares.
  • Facilitar o relaxamento muscular;
  • Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;
  • Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).
Fonte: www.alongamentos.com

sexta-feira, 22 de março de 2013

Prática de Esporte = Saúde


É recomendado que adultos façam 150 minutos de exercícios moderados toda a semana. Ou seja, 30 minutos por dia, 5 vezes por semana, já é o suficiente para sair da zona do sedentarismo! E não precisa sair correndo na rua ou no parque mais próximo, atividades como caminhadas, ciclismo e jardinagem já valem. Se preferir, escolha um esporte ou uma dança que goste, assim a motivação é garantida!


Não praticar atividade física tem um peso enorme na incidência de doenças cardiovasculares, porque interfere em todos os outros fatores de risco.

Problemas da vida sedentária:

  • Obesidade
  • Perda da massa muscular
  • Dores articulares
  • Pressão alta
  • Doenças cardíacas
  • Encurtamento muscular





quinta-feira, 21 de março de 2013

Água



O homem precisa de 12 copos de água por dia e a mulher de 9 copos.
A quantos copos de distância você está do bem estar?
Hidrate-se!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Aromaterapia

É um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos óleos das plantas para beneficio da sociedade.
De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.

Confira as 6 essências mais poderosas da Aromaterapia:

1. Lavanda: ajuda a relaxar, combate a insônia e alivia o estresse.
2. Alecrim: melhora a memória e é um antidepressivo natural.
3. Citronela: é um estimulante mental, que desperta a imaginação.
4. Hortelã: diminui dores de cabeça e clareia os pensamentos.
5. Cedro: usada para aliviar vários problemas respiratórios.
6. Bergamota: é analgésico, antidepressivo e cicatrizante.




domingo, 6 de janeiro de 2013

Auriculoterapia


A auriculoterapia também chamada de auriculopunctura ou terapia auricular é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China 3.000 antes de Cristo, onde utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200) para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral. É na verdade uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa, mas também usada por outras culturas antigas, em particular pelos egípcios.

A auriculoterapia é um sistema independente dentro da acupuntura e a aplicação atual da técnica não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares. Este microsistema também tem se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podemos tratar cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de caráter funcional, de caráter neurótico e psicótico: cefaléias, neurastenia, insônia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos etc. Pode-se tratar também enfermidades de caráter estrutural como cervicalgias, dores lombares e das pernas, ciatalgias, dismenorréias, dispepsias, úlceras gástricas e duodenais, enfermidades cardiovasculares, hipertensão arterial, dependências como alcoolismo, drogas, tabagismo, tratamento para a beleza e anti-envelhecimento. No tratamento e diagnóstico através do pavilhão auricular não só são utilizados os pontos da face anterior, como vários novos pontos descobertos no dorso da orelha.
A estimulação da auriculoterapia atua nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento. Por sua vez, a orelha é composta por tecido cartilaginoso onde circulam numerosos nervos importantes, os quais atuam como condutores, recebendo e emitindo informação sensorial importante.
O método de tratamento de colocação de sementes na auriculoterapia é um processo simples e muito desenvolvido nos últimos tempos por suas vantagens operacionais. Ele consiste na seleção de materiais esféricos de superfície lisa, que realizem pressão sobre os pontos auriculares. Estes materiais podem ser pequenas pílulas, esferinhas imantadas ou sementes de determinadas plantas. O importante é que tenha uma superfície polida e uma forma o mais redonda possível. Este método é relativamente novo, vem se desenvolvendo na China há aproximadamente 20 anos. Foi baseado e desenvolvido a partir das experiências obtidas com a agulha filiforme e o uso da agulha intradérmica no pavilhão auricular.
Todos os dias o paciente deve estimular as sementes, três a cinco vezes, automassageando as orelhas. Cinco sessões de tratamento constituem um ciclo e entre cada ciclo de tratamento deve haver um descanso de um ou dois, ou de umas duas semanas antes de começar um novo. Isto dependerá do tempo de evolução da enfermidade, assim como, da resposta obtida com o tratamento.

Aviso: A auriculoterapia, apesar de extremamente segura e frequentemente benéfica, NÃO é substituta para tratamento médico qualificado e só deve ser realizada sob a supervisão de um praticante qualificado.

Fonte: Flor de Lotus